19 de abril de 2005

A cor Branca ou simplesmente o Branco é a junção de todas as cores do espectro de cores. É definida como "a cor da luz", em cores-luz, ou como "a ausência de cor", em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima.

Violeta é uma cor constituída pelos menores comprimentos de onda da luz visível, entre 455 e 390 nanômetros. Como pigmento, pode ser obtido da mistura de vermelho e azul.
Diz-se que a luz violeta tem propriedades relaxantes e bactericidas.

Lilás é uma cor natural azulada, nuance mais clara do Roxo. Apesar de ser popularmente confundido muitas vezes com as cores Violeta, Púrpura, Magenta ou Vinho, o lilás se diferencia destas por não ter Vermelho em sua composição.

O azul é um dos três pigmentos primários e uma das três cores-luz primáras. Encontra-se na faixa 470nm do espectro de cores visíveis. O azul costuma estar associado à frieza, depressão, monotonia. E, por isso mesmo, também à paz, à ordem, à harmonia. Entre os matizes, é o menos expansivo aos olhos.

O índigo é a cor da luz entre os comprimentos de onda de 440 e 420 nanómetros, o que a coloca entre o azul e o violeta. Como muitas outras cores (os mais conhecidos são o laranja e o rosa), recebeu o nome a partir de um objecto no mundo natural - a planta chamada índigo, em tempos usada para corar tecidos.
O índigo não é uma cor primária, nem aditiva, nem subtractiva. Foi baptizada e definida por Isaac Newton quando o físico inglês dividiu o espectro óptico (que é, como se sabe, um contínuo de frequências). Ele distinguiu sete cores a fim de as ligar aos planetas (então conhecidos), dias da semana, notas na oitava e outras listas com sete elementos.
O olho humano é relativamente insensível ás frequências do índigo e há pessoas que vêem bem mas são incapazes de distinguir o índigo do azul e do violeta.

O verde é uma cor-luz primária e uma cor-pigmento secundária. Está na faixa de frequência 550 nm do espectro de cores visíveis.

O amarelo é uma cor-pigmento primária, resultado da mistura das luzes vermelho e verde. Encontra-se entre as faixas 565nm e 590nm do espectro de cores visíveis. Sua cor complementar é o violeta e entra em harmonia com o vermelho e o azul.

O laranja ou cor-de-laranja é uma cor intermédia entre o vermelho e o amarelo que, no espectro visível, tem um comprimento de onda de 620-585 nanómetros. É uma cor viva que geralmente é associada a uma disposição enérgica, euforia, etc...

O vermelho é a cor do sangue, situada no limite do visível do espectro luminoso 750 namómetros (abaixo deste comprimento de ondas, o infra-vermelho, não é mais perceptível pela visão humana).

Preto é a cor mais escura do espectro de cores. É definida como "a ausência de luz", em cores-luz, ou como "a mistura de todas as cores", em cores-pigmento. É a cor que absorve todos os raios luminosos, não refletindo nenhum e por isso aparecendo como desprovida de clareza

A radiação ultravioleta ( UV ) é a radiação eletromagnética com um comprimento de onda menor que a a luz visível e maior que a dos raios X. O nome significa mais alta allá do violeta ( do latim ultra }, pelo fato que o violeta é a cor visível com comprimento de onda mais curto. A radiação ultravioleta, cujos comprimenrtos de onda vão desde os 400 nm, até os 15 nm, é emitida pelo sol nas formas de UV-A e UV-B . A maior parte da radiação UV é absorvida pela atmosfera terrestre, e os 99% dos raios ultravioletas que chegam a superfície da Terra são do tipo UV-A. *
Cor é um aspecto físico da natureza.
A cor de um material é determinada pelos comprimentos de onda dos raios luminosos que as suas moléculas constituintes refletem.
Um objeto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à freqüência daquela cor.
Assim, um objeto é vermelho se absorve todos os raios de luz, exceto o vermelho.

A radiação infravermelha ou radiação térmica é um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda maior que o da luz visível., porém menor que o das microondas, consequentemente, tem menor frequência que a da luz visível e maior que a das microondas.
O vermelho é a cor de comprimento de onda mais larga da luz visível, compreendida entre 700 nanometros e um milímetro.
Os infravermelhos se subdividem em infravermelhos curtos ( 0,7-5 µm ), infravermelhos médios ( 5-30 µm ) e infravermelhos largos ( 30-1000 µm ). Entretanto, esta classificação não é precisa porque em cada área de utilização, se tem uma idéia diferente dos limites dos diferentes tipos.

Os infravermelhos estão associados ao calor porque os corpos na temperatura normal emitem espontaneamente radiações no campo dos infravermelhos.
Os infravermelhos foram descobertos em 1800 por William Herschel, um astrônomo inglês de origem alemã.
Hershell colocou um termômetro de mercúrio no espectro obtido por um prisma de cristal com o a finalidade de medir o calor emitido por cada cor.
Descobriu que o calor era mais forte ao lado do vermelho do espectro, observando que ali não havia luz. Esta foi a primeira experiência que demonstrou que o calor pode ser transmitido por uma forma invisível de luz.

Um comentário:

Rosani Seitenfus disse...

Passei por aqui...
Muito interessante! :-)