13 de abril de 2005

Autor do livro O Som e o Sentido, relançado no ano passado pela Companhia das Letras, Wisnik explica que enquanto o som é o resultado físico da vibração dos corpos se propagando no ar, a música é o entrelaçamento intencional dessas ondas sonoras em determinados intervalos, produzindo ritmo, harmonia. Essa é a diferença entre o barulho de um copo se estilhaçando e o trecho de uma sonata de Brahms.

Pesquisas têm levado os cientistas a acreditar que a inclinação humana para a música pode ter mais a ver com uma programação biológica do que com os padrões culturais exclusivos da nossa espécie.

Há algum tempo sabe-se que a mudança na freqüência de ritmo de uma música pode estimular certos comportamentos e ajudar na recuperação de doentes.

Imagine um céu turquesa, areia branca cristal entre os dedos do pé e o ritmo do seu corpo sendo harmonizado pelo sussurro suave das ondas do mar. Essa ondulação, essa pulsação do universo enche sua alma de paz e harmonia.O sol é a fonte de energia, um maestro da valsa atraindo tudo com seu magnetismo. Doador de luz e de calor equilibra os aspetos emocionais e mentais da sua alma. Deixando sua criança interior despertar e correr descalça no solo vermelho-marrão, sua conexão ao centro da Terra será revitalizada pelos sons do baixo do Jazz e o contínuo em Bach. Com suas raízes estendidas profundamente na terra, você começa a sentir seguro suficiente para se expor e sentir novamente.A folhagem densa esconde a floresta tropical que canta a canção de vida. Os pássaros de todos os tipos e cores completam essa sinfonia de insetos e fauna, num anfiteatro natural, pintado de nuances de verde. Essa sinfonia de amor cura e equilibra sua alma.

A música pode ser criada pela organização de sons nas sete notas da escala musical e a luz branca pode ser dividida nas sete cores básicas do arco-íris. Os sete chacras, pontos vitais de energia que giram para interligar os corpos sutis e suas energias ao corpo humano, produzem harmonia perfeita para a nossa saúde. Esses transformadores de energia estão situados nos pontos chaves ao longo da coluna espinal. Sua função é capturar o fluxo vertical da energia divina do cosmo. Cada chacra gira em forma de cone, conectado por uma extremidade à corrente elétrica e ligada pela outra ponta, ao corpo físico, revitalizando as funções dos órgãos.

Ao cantarmos uma nota qualquer, as vibrações dessa nota geram uma certa freqüência, que resulta numa cor correspondente. Essa freqüência de som e cor ressona diretamente no ponto de energia correspondente ao corpo humano.

Por exemplo, se cantarmos a nota Dó da oitava média, no piano, a freqüência criada gerará a cor vermelha, e ressonará mais fortemente com o chacra na base da coluna. Isso é o ponto de energia que tem suas raízes na terra e está ligado à força física e vontade. Alguém com problemas com esse chacra provavelmente terá pressão baixa, anemia, dificuldade circulatória, falta de energia e pouca base para sustentar-se na realidade material.

O mesmo processo se estende para cada nota das sete notas da escala musical e suas cores e seus chacras correspondentes.

Como podemos achar essa vibração fundamental ou nota-chave? Essa vibração pode ser representada por uma nota musical. Pode também ser representada por uma cor e um chacra. Cada pessoa deve pesquisar o assunto usando a observação, o exercício e a reflexão.

Quais são as cores que você gosta mais? Quais tipos de música que você gosta? Gosta de música leve ou profunda? Gosta de jazz, música clássica, rock, folclórica, tango? Quais os gêneros musicais que você mais gosta? E músicas específicas? Sabe a tonalidade delas?
Pode ser que uma dessas tonalidades seja a sua nota-chave ou pelo menos você estará na pista, bem perto dela.
A música com a tonalidade de sua preferência provavelmente influenciará você numa maneira positiva, acalmando-o e ajudando-o no relaxamento, levantando sua moral. De qualquer maneira, ao ouvi e cantar a música de sua tonalidade, ela estará ajudando você a equilibrar e harmonizar emoções e pensamentos, garantindo um dia mais tranqüilo e feliz.

Nenhum comentário: