13 de abril de 2005

O som é um dos fenômenos da natureza mais intimamente ligado às pessoas, assim como a visão, o tato etc.


Recebemos o som desde nossos primeiros instantes de vida. Com o tempo, a percepção sonora tende a se expandir, embora não seja isto o que ocorre com as pessoas ou, pelo menos, com a maioria delas.

Muitas pessoas, ao contrário, perdem esta sensibilidade do ouvir, do escutar, com o passar do tempo. Ouvem, mas não escutam.

Estamos tão cercados de sons por todos os lados que ocorre, por exemplo, o tal do "mascaramento do som", ou seja: ouvimos aquilo tudo o que está à nossa volta, inevitavelmente, mas só escutamos aquilo o que nos chama atenção e / ou aquilo o que nos convêm.

Expandir e aperfeiçoar nossa percepção audível requer treinamento, atenção e sensibilidade.

O som leva à Sinestesia, que é a capacidade pela qual uma mensagem veiculada num determinado código incorpora sensações pertencentes a um outro. É isso o que acontece com o som: o som é uma mensagem que tem cor (visão), tem textura (tato) , tem cheiro (olfato). Através da vibração, de um timbre, sabemos se a música é áspera, macia, calma, branca, azul, multicolor e por assim vai.

Diferentes sons vibram em diferentes partes do corpo e afetam os nossos vários chacras.

O mais básico pode ser trabalhado com vogais do tipo o som de "Aaa", que vibra mais no peito - o quarto chacra ou chacra do coração. O som "Ôôô" ressoa profundamente na barriga, no plexo solar, e "Êêê" na cabeça.

Existem diferentes tons e sons para ressonar com os chacras. Estudantes em fonoaudiologia e do próprio som e suas características, comprovam esta existência e a ligação entre o som e o estado psicológico, e até mesmo biológico, em cada ser. Falando genericamente, pode-se dizer que, quanto mais alto o tom, mais alto é o chacra que ele está vibrando.

Sons de percussão "martelam" o chacra do sexo. Esse é um dos motivos que nos faz pirar nas festas onde toca o "boom boom putz putz" do techno trance. Sentimos como se estivéssemos acordando a nossa energia sexual, é por isso que gostamos destes ritmos que batem profundamente.

Outro fator interessante é que, muitas vezes, o número de batidas por minuto (BPM) de um determinado ritmo nos conecta ao pulsar dos batimentos cardíacos, transportando nossa memória a uma época em que você se comunicava com o mundo externo somente através das vibrações, o útero materno.

Com a música, que transcende a matéria, algumas partes do corpo liberam tensões e emoções; outras se abrem e absorvem os sons. Eles são como alimento para a alma. Uma sílaba muito usada desde a criação do universo é o OM ou AUM. O OM ou AUM, é o som mais sagrado para os hindus e é a semente de todos os Mantran ou Orações. É, especificamente, uma forte vibração.

Nenhum comentário: