28 de abril de 2005

Os Sete Reinos da Natureza

Segundo informações contidas nos mais antigos tratados de medicina, a fitoterapia sempre acompanhou as mais diversas técnicas médicas de todos os tempos. Os livros hindus dedicados ao conhecimento da origem do cosmos e do homem (cosmogênese e antropogênese, respectivamente) apontam os vegetais como parte importante dos chamados Sete Reinos da Natureza.

De acordo com a ciência ocidental, existem apenas três reinos - o Mineral, o Vegetal e o Animal - e o homem pertence a este último. Para os estudiosos das ciências mais profundas, no entanto, o homem faz parte de um quarto reino, o Reino Hominal, uma vez que se diferencia dos animais por ser portador de uma mente capaz de raciocinar.

Essa posição coincide com o conceito da sabedoria védica, cujos textos sagrados admitem a existência de sete reinos, e não apenas quatro: o Mineral, o Vegetal, o Animal, o Hominal, o Angelical, o Arcangelical e o Deífico.

Os reinos Angelical, Arcangelical e Deífico são de difícil entendimento para a razão humana comum, pois representam estágios ainda não alcançados na evolução. De acordo com a sabedoria sagrada, esses reinos ainda estão em fase de estruturação e são alimentados pelos atos mais nobres, pelos sentimentos e pelas vibrações de amor e devoção do homem à Ordem do Universo. Tais dimensões serão devidamente conhecidas um dia, quando a consciência humana conseguir transcender suas limitações e seus condicionamentos.

Os sete reinos, no entanto, constituem na verdade um só, cuja síntese resume o próprio Universo material e imaterial. São interdependentes e evolutivos - um vegetal, por exemplo, apresenta elementos minerais em sua estrutura, e deles depende para viver, tem elementos vegetais e minerais, enquanto o homem possui elementos minerais, compostos vegetais (clorofila) e elementos animais (corpo, músculo, sangue, etc.).

Tudo isso nos faz compreender melhor o papel dos minerais e dos vegetais na correção de desarranjos ou desarmonias nos reinos mais superiores - eles são, enfim, a base de sustentação de todo o fenômeno cósmico da evolução. Os vegetais são mais importantes que os minerais, pois já os contêm em sua estrutura. Apesar de existirem muitos remédios de origem mineral, animal e hominal, eles são bem mais escassos que os provenientes das plantas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não ensinam a partir do hominal na escola. Dizem q pertencemos ao animal subdividido em mamiferos. Isso seria uma estagnação do conhecimento ocidental(?)

RUBENS REAL DE QUELUZ MC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RUBENS REAL DE QUELUZ MC disse...

O pobre do ser humano ainda nao tem a visao de perceber que o planeta é compartilhado com outros seres, nao só da própria sete subdivisões da raça, como tambem de outros seres visitantes.