28 de abril de 2005

Para Ayurveda alguns alimentos são considerados especialmente curativos e a sugestão é de que nossa alimentação proporcione a nutrição adequada para o corpo e a mente, sem sobrecarregar o sistema digestivo ou a habilidade de nosso corpo em absorver e utilizar completamente aqueles nutrientes necessários, também encontrados nos alimentos integrais.

Ayurveda classifica os alimentos por Rasa (sabores),doce, salgado, azedo, amargo, picante e adstringente.

Outros fatores importantes classificados nos alimentos e que influenciam na digestão são Virya (digestão/temperatura) e Vipak (efeito pós-digestivo).

Uma refeição equilibrada deve conter os seis sabores. O melhor horário para a refeição principal é às 12:00 horas, pois é quando o poder digestivo está em seu pico.

Outro fator muito relevante é que Ayurveda prioriza as estações do ano e respeita o clima para adequar o alimento ideal à umidade, temperatura ou se o dia está seco, muito quente, etc. A isto se dá o nome Rutucharya.

Ayurveda também sugere que as refeições sejam em porções equilibradas, balanceadas e adequadas a cada Dosha e que dentro desta porção, no caso do Dosha Kapha, que tem a tendência ao maior acúmulo, a porção seja mais fracionada. Para cada Dosha há um programa personalizado e Ayurveda oferece tratamentos para desintoxicar e equilibrar através da alimentação e um novo estilo de vida.

Nenhum comentário: