9 de abril de 2005

Teoria da Relatividade


Em 1905 Albert Einstein publicou a sua Teoria Especial da Relatividade e colocou em cheque os principais conceitos da ótica newtoniana.

De acordo com essa teoria o espaço não é tridimensional e o tempo não é uma unidade separada. Intimamente ligados, formam um contínuo tetradimensional, o “espaço-tempo”. Nunca podemos falar de espaço sem falar de tempo e vice-versa. Além disso, o tempo não é linear nem absoluto. O tempo é relativo.

Movendo-se a velocidades diferentes em relação aos eventos observados, dois observadores ordenarão diferentemente no tempo uma série de eventos.

Ainda não integramos essas descobertas em nossa vida cotidiana. Quando temos uma visão psíquica, por exemplo, tendemos a invalidá-la verificando o relógio,a data etc.
"Já é tempo de parar de invalidar a experiência que extrapola a maneira newtoniana de pensar e alargar a estrutura da realidade".

Outra conseqüência da teoria da relatividade é a compreensão de que matéria e energia são intercambiáveis. A massa é uma forma de energia. A matéria é a energia desacelerada ou cristalizada. Nossos corpos são energia.

“Se for provado que a relatividade está certa, os alemães me chamarão de alemão, os suíços de cidadão suíço e os franceses me chamarão de grande cientista. Se ficar provado que a relatividade está errada, os franceses me chamarão de suíço, os suíços de alemão e os alemães me chamarão de judeu.”Albert Einstein (1879-1955).

E=mc² - Um problema delicado

Pegue um pouco de matéria. Multiplique pela velocidade da luz.
Agora, multiplique novamente pela velocidade da luz.
Voilá, você tem a quantidade de energia que toda a sua matéria é capaz de concentrar.

E nisto que consiste o princípio da famosa fórmula E=mc²

A energia é igual a matéria, bastando multiplicar pelo quadrado da velocidade da luz.
Isso quer dizer que matéria e energia são a mesma coisa, só que apresentados de forma diferente.

logo: massa e energia são duas faces de uma mesma moeda.

Einstein veio nos trazer a idéia de que tudo é relativo, que tudo está em movimento, e o que muda é o referencial. Foi também uma forma de aproximar a física clássica à filosofia universal. Só que com isso a física penetrou nos mistérios insondáveis para o qual nem mesmo a teoria de Einstein dava todas as respostas.

PS:
Há uma teoria na física chamada "superstrings" que procura abranger o macro e o microcosmos.

De acordo com a teoria, "toda matéria e energia existente no universo seria, na verdade, uma string (ou vibração energética) interligada. Fazendo analogia com um instrumento musical, as partículas atômicas seriam as notas, as leis da física atuariam como partituras e o universo seria uma sinfonia de superstrings vibrando.

As partículas atômicas, de acordo com a abordagem dos superstrings, também são vibrações que variam ao infinito e esta é uma das conclusões revolucionárias da nova teoria que explica, finalmente, o porquê da existência de uma grande quantidade de partículas.

Na nova proposição, forças, campos e - quero crer - agentes estruturadores também perdem sentido, já que as vibrações e os strings de energia se interconectam, propagando sua influência em uma trama infinita".

Nenhum comentário: