19 de abril de 2005

Cor

As cores surgem a partir da incidência da luz branca sobre a superfície do objeto. Ao receber essa luz branca, tem a capacidade de absorver algumas vibrações e refletir as demais.
Desse modo, cor é a sensação recebida pelo cérebro, quando o olho é estimulado por ondas de luz de diferentes comprimentos. Toda cor visível ao homem, resulta de uma radiação de certo comprimento de onda, ou de uma combinação de ondas de diferentes comprimentos.

A luz solar, formada de uma mistura de radiações simples, pode ser decomposta em seus elementos por meio de prismas ou de redes.

De acordo com o físico e matemático Isaac Newton, a energia luminosa é composta pelas sete cores do arco-íris. Ele verificou que um raio de luz solar, ao atravessar um prisma de vidro, se decompõe num feixe colorido, constituído pelas sete cores: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índigo e Violeta.

Entretanto, de acordo com outras linhas de pensamento, o espectro também poderia ser dividido em 9 tonalidades ou mesmo em 3 cores fundamentais. Sabe-se que três tonalidades - azul/ amarelo ou verde/ e vermelho, adequadamente misturadas permitem reconstituir todas as outras.

Essas radiações são classificadas segundo o seu comprimento de onda , que decresce imperceptivelmente do vermelho ao violeta. Dizemos imperceptivelmente porque a divisão do espectro solar em sete cores é arbitrária, como exposto acima, pelo menos do ponto de vista físico. Na realidade, a luz solar é composta de uma infinidade de nuances luminosas, das quais o olho humano pode distinguir 700 tonalidades diferentes.

Desse modo, ondas longas produzem a sensação de vermelho; ondas de comprimento médio, produzem o azul; ondas curtas dão a sensação de violeta. O branco, por exemplo, reflete uma mistura de todos os comprimentos de ondas visíveis. As folhas verdes, por outro lado, refletem para os nossos olhos ondas de tamanho médio, absorvendo todas as demais. Já as superfícies negras, teoricamente, absorvem todas as ondas não as refletindo aos nossos olhos.

A partir dos extremos violeta e vermelho, o olho humano não percebe mais nada. Instrumentos mais sensíveis permitem revelar radiações invisíveis, algumas aquém do vermelho e outras além do violeta. São as radiações chamadas infravermelho e ultravioleta.

As cores correspondem às propriedades físicas existentes no objeto. Têm um significado. Elas indicam, como postes sinalizadores, o sentido das energias físicas e morais. Sabe-se atualmente que a cor de uma substância dá informações sobre a sua estrutura atômica e, consequentemente, sobre suas afinidades químicas.

Encontramos no Alcorão, capítulo 16, a seguinte observação em Maomé: "As cores que a terra ostenta aos nossos olhos são sinais manifestos para aqueles que pensam".

Podemos considerar as cores com uma das formas de linguagem da Anima Mundi, como uma das chaves que permitem abrir as portas dos antigos mistérios.

A luz é o princípio básico da vida orgânica. Além de fornecer calor, sua presença é indispensável ao desenvolvimento dos vegetais, permitindo a realização do processo da fotossíntese que, como sabemos, consiste na absorção e fixação do gás carbônico presente na atmosfera e na produção do oxigênio, imprescindível ao reino animal e à vida humana.

Os raios luminosos são absorvidos pelas plantas, conseqüentemente as cores compõem as moléculas dos vegetais. A cor absorvida pela planta se manifestará na flor e no fruto. Geralmente o fruto é composto pelas cores complementares da flor. No maracujá, por exemplo, a flor possui tonalidades do vermelho e do azul, assumindo uma tonalidade violeta; a cor complementar do violeta é o amarelo, a cor do maracujá.

Uma grande variedade de vegetais e frutas serve de alimentos para o homem e a partir de sua ingestão, o processo digestivo desagrega as moléculas dos vegetais, liberando as substâncias necessárias à manutenção do corpo. Pode-se afirmar que não é apenas a massa ingerida que nutre o corpo, e sim a luminescência contida nos nutrientes dos alimentos. Assim sendo, as cores não são elementos estranhos ao organismo, o corpo está acostumado a metabolizar substâncias coloridas.

A cor age sobre nós, afetando-nos psicológicamente; eleva ou abaixa nossa energia . As cores vivas nos estimulam e os tons pardos exercem o efeito oposto; algumas pessoas sentem-se deprimidas em dias cinzentos e chuvosos. Cada estação do ano traz suas cores específicas e todo esse fluxo emite vibrações que nos afetam diretamente. É comum, em nosso dia-a-dia, procurarmos a harmonia através das cores a fim de obtermos uma vida mais agradável.

Nenhum comentário: