28 de abril de 2005

As planta na medicina védica: Doshas e sabores

Para a antiga medicina da Índia, a seleção de uma planta com propósitos terapêuticos não é feita com base apenas no conhecimento de seus efeitos curativos. Segundo os adeptos Ayurveda, é necessário primeiro identificar o dosha predominante de cada planta e o seu sabor, para, depois, conferir sua adequação à pessoa que irá receber o tratamento.


Para reconhecer o dosha de uma planta devem ser observadas todas as suas características, como forma, textura, sabor, cores, origem, etc.

Por exemplo,

as plantas Vata apresentam folhas e galhos esparsos, ásperos, casca rugosa ou sulcada, caule curvo ou torto, crescem muito e em geral têm pouca seiva.

Já as plantas Pitta são claras, luminosas, com flores exuberantes; crescem moderadamente e possuem uma quantidade regular de seiva; freqüentemente abrasivas, seu princípio ativo costuma ser venenoso.

As plantas Kapha, por sua vez, são grandes, densas, pesadas e contêm muita água.


Além desses fatores, também as condições ambientais (solo, clima, hidrografia, etc.) em que as plantas se desenvolvem, e até mesmo suas partes têm estreita relação com os doshas: as folhas e os frutos agem melhor em Vata, as flores em condições de Pitta, as raízes e as cascas em Kapha

Nenhum comentário: