6 de abril de 2005

Todos sabemos que os átomos se constituem principalmente de espaços vazios. Se um átomo for do tamanho de uma bola de basquete, seu núcleo seria ainda muito pequeno para nossos olhos poderem enxergar. Entretanto, 99,9 por cento da massa do átomo está concentrada no núcleo, deixando o resto da bola de basquete com espaço vazio, habitado somente pelos elétrons, que pesam muito pouco. Todo aquele espaço entre o núcleo e a borda do átomo é onde a discórdia e as energias negativas podem se fixar.

No nível celular e molecular, essas substâncias parecem como poeira, fuligem, piche ou cimento.

Encontram-se na natureza 92 espécies de átomos. O mais leve é o hidrogênio e o mais pesado, o de urânio, além de dezenas de outros mais pesados que podem ser produzidos artificialmente.

Os atomos se ligam entre si para formar agregados mais complexos, que são as moléculas que constituem as substancias.

Apesar das medidas indiretas e de imagens que comprovam a existencia de tais estruturas, as confirmações das teorias fisicas sobre a hipótese atomica são as provas irrefutáveis de que a matéria é um agregado de atomos e moléculas.

Eletrons giram em torno do núcleo em órbitas determinadas que satisfazem a relação p=nh/2x, onde p=momento angular, h=6,62 * 10 (-34) J.s, n= numero inteiro

Eletrons perdem ou ganham energia somente quando "pulam" de uma órbita para outra. Nenhuma mudança de energia ocorre no atomo, permanecendo os eletrons em orbitas especificas.

Os quanta, também chamados fotons, são enormes quantidades de pacotes de energia, que possuem propriedades semelhantes à de um corpúsculo. E=h.v (energia de um quantum)

A radiação eletromagnética tem por isso propriedades semelhantes às de um corpúsculo que se move no vácuo com velocidade da luz, nos processos de emissão e absorção. A onda associada à matéria pode ser interpretada como uma flutuação na probabilidade da particula existir em diferentes locais do espaço.

O fisico Max Planck foi quem introduziu o conceito de energia quantizada. Sugeriu a hip´tese de que a energia de uma onda eletromagnética de frequencia f, não pode ter um valor qualquer, mas apenas multiplos inteiros de uma energia mínima, que denomina-se "quantum" de luz

Nenhum comentário: