12 de abril de 2005

Características Físicas do Som

Som é energia vibracional em movimento

• Sua amplitude é medida em ciclos por segundo.
• O som é dinamogênico, ou seja, a energia muscular aumenta com a intensidade e a altura dos estímulos sonoros.
• Cada som ou vibração energética possui uma altura ou freqüência determinada e, portanto, ressoa numa determinada zona do corpo.
• A audição humana varia entre 20 e 20.000 ciclos por segundo, sendo esta a faixa audível de freqüência, quer corresponde a 20Hz e 20.000 Hz (Hertz). Abaixo o menor valor, estão as freqüências subsônicas, e acima, a faixa ultra-sônica.
• As células do corpo humano raramente vibram mais do que 1000 ciclos por segundo, portanto o corpo funciona como um filtro vibratório.
• Segundo a concepção mística da música, o primeiro aspecto que faz a inteligência consciente das manifestações é som. O segundo é a luz (cor) e o terceiro são as formas geométricas.

O fato de geralmente encontrarmos acordes e intervalos consonantes em diferentes culturas musicais parece ser causado, portanto, por uma tendência herdada dos mamíferos de preferirem tais combinações sonoras (consonantes).

Se apenas a influência do ambiente e da tradição, torna-se por outro lado difícil imaginar de que modo um aspecto tão específico como as relações sonoras harmônicas pôde se desenvolver de maneira tão independente em diferentes culturas musicais através dos tempos, assim como em ratos sem treinamento prévio - e tudo por acaso.

Esse fato implica que deve existir alguma predisposição neurológica que faz com que determinadas combinações sonoras some de um jeito especial ao ser humano.

"O som é um objeto subjetivo, que está dentro e fora, não podendo ser tocado diretamente, nos toca com uma enorme precisão"

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostei demais das explicações contidas neste blog, a qual me ajudou muito entender sobre as Características físicas do Som.
Obrigada pela ajudinha... =D
Abraços a todos!

Osvaldo Henrique disse...

É raro encontrar informações sintetisadas desta maneira, rica, correcta, prudente e "confiável", continuem assim e... melhorem ainda mais!

Edson disse...

Maiz!

Quero mais...Gostei muito do seu texto. Gostaria de saber se é de sua autoria ou se á fruto de sua pesquisa. Cada vez que leio sobre as características ou atributos do som, eu me surpreendo. Conhecimentos da física e da antropologia são facinantes quando exploram esse tema.
Parabéns!
Axé! Namastê

Edson Toledo Albino

Edson disse...

"Não existiria som, senão houvesse o silêncio. Não haveria luz se não fosse a escuridão!"
Sim e não, cala e fala questões tão simples de entender mas tão difíceis de compreender...
Bicho/Homem, Homem/Máquina, Homem/Deus... Simplesmente ou Complexamente humano? Eis a Questão!

sofia disse...

olá. adorei o teu post. é de muito bonita leitura, e faz uma abordagem muito poética, mas não menos real dos dados.

contudo afirma que a definição de amplitude é na realidade a da frequência. de qualquer modo é brilhante e de muito interesse a informação.

parabéns.

Anônimo disse...

Your way of describing everything in this post is actually fastidious, every one can easily be aware of it,
Thanks a lot.
Also see my webpage - piano lesson