20 de maio de 2005

Propriedades das águas medicinais

Alcalina Ingerida, auxilia no tratamento de distúrbios do tubo digestivo. Recomendada também para quem sofre de vesícula preguiçosa, pois estimula a contração vesicular.

Bicarbonatada O bicarbonato de sódio presente em sua composição auxilia no tratamento de gastrites e de alguns tipos de úlcera e de esofagite. É bastante digestiva.

Carbônica Possui dióxido de carbono, que atua na superfície da pele, provocando vasodilatação. É indicada para hipertensão arterial leve e moderada e para insuficiência arterial periférica.

Ferruginosa Como possui ferro, sua ingestão é recomendada para pessoas com anemia. Magnesiana Contém magnésio, substância que, quando ingerida, exerce função laxante e desintoxicante.

Oligomineral Possui diversos elementos em sua composição, como sódio, cloro, alumínio, magnésio, manganês e lítio, mas não se sabe se essas substâncias estão presentes em quantidade suficiente para atuar no organismo.

Radioativa Possui radônio, gás nobre que estimula o metabolismo e age nos sistemas digestivo e respiratório. Sua inalação é bastante indicada para o tratamento de asma. Acredita-se que tenha um efeito sedativo e que facilite o equilíbrio do sistema endócrino. Pode ser ingerida, já que o radônio permanece ativo por pouco tempo no organismo, o que elimina o risco de contaminação; nesse caso, atua como diurética.

Sódica Seu uso é delicado, porque o sódio pode provocar inchaço se for ingerido em grandes quantidades. O banho pode auxiliar em problemas reumáticos.

Sulfurosa (ou sulfurada) É a mais comum nas estâncias termais brasileiras. Possui enxofre em sua composição, podendo ser inalada, ingerida ou utilizada em banhos de imersão. Indicada para problemas articulares, laringites, bronquites e sinusites, também atua como cicatrizante, desintoxicante e estimulante do metabolismo.

Águas Carbonatadas: Indicadas na dispepsia, gastrites, úlceras gastroduodenais, hepatites, diabetes e moléstias da nutrição.

Águas Cabogasosas: Apropriadas no combate a moléstias dos rins, do fígado, cálculo renal e vesicular além de serem diuréticas.

Águas Bicarbonatadas Mistas: Podem tratar moléstias gastrointestinais, hepatite, dispepsia e mólestias renais.

Águas Iodadas: Indicadas nas arteriosclerose, reumatismo, insuficiência tireoidiana, bócio e mólestias do fígado e do rins.

Águas Sulfurosas: Apropriadas para as moléstias alérgicas, eczemas, artrites e reumatismo

Águas Ferruginosas: Podem tratar anemias ferroprivas e estimular o metabolismo.

Águas Cloretadas:Indicadas nas moléstias gastrointestinais, gastrites, pancreatites, hepatites e moléstias renais.

Águas Bicarbonatadas Cloretadas: Apropriada para tratar moléstias gastrointestinais, gastrites, pancreatites, hepatites e moléstias renais.

Àguas Bicarbonatadas Cloro-sulfatadas: Podem tratar moléstias do aparelho digestivo, de nutrição, artritismo e eczemas por conterem bicarbonato, cloretos e sulfatos alcalinos.

Águas Sufurosas Bicarbonatadas: Indicadas para moléstias de pele, nas afecções reumáticas de fundo alérgico e atua como estimulante das funções gastrointestinais.

Águas Sulfurosas-bicarbonatadas e Sulfatadas: Indicadas no combate ao artritismo, gastrite e moléstias de pele, por serem bastante alcalinas.

Águas Sulfurosas-bicarbonatadas e Cloro-sulfatadas: Podem tratar pacientes com reumatismo crônico, dispepsias, afecções hepáticas e atuar como estimulante do metabolismo.

Águas Ferruginosas-bicarbonatadas: Indicadas no tratamento de anemias ferroprivas.

9 comentários:

Anônimo disse...

coloquem ai a composição quimica de todas essas aguas medicinais

luis filipe disse...

coloquem ai a composição quimica de todas essas aguas medicinais

Anônimo disse...

isso não me ajudo em nada

Anônimo disse...

eu gotei muito me ajudou bastante no trabalho!

Anônimo disse...

Eu gostei muito!Me ajudou bastante no meu trabalho!

Anônimo disse...

otimo gostei bastante ajudou no meu trabalho

Anônimo disse...

otimo gostei bastante ajudou no meu trabalho

Anônimo disse...

otimo gostei bastante ajudou no meu trabalho

Unknown disse...

que porcaria