9 de maio de 2005

Se tomarmos por base que as células emitem energia para fora do corpo (calor), o mesmo ocorre no sentido inverso, e a energia pode ser absorvida e ter ação nos órgãos internos. De acordo com a pesquisa do cientista indiano chamado D.P. Ghadiali em seu livro Spectro Chromemetry Encyclopaedia ,-hoje considerada a obra-prima da cromoterapia-cada órgão possui um índice vibratório diferente, o qual equivale a uma certa cor.

É interessante notar a esse respeito que os profissionais da medicina usam espectro vibratório da luz acima e abaixo dos comprimentos de onda visíveis, mas só lentamente reconhecem as propriedades terapêuticas do espectro visível da luz.

O nosso apetite também é influenciado pela cor dos alimentos.

Existem alguns pontos que tem a função de distribuir a energia primordial pelo organismo. Absorvem da luz branca cada qual uma energia específica e a enviam aos órgãos . No corpo completamente sadio, os fluxos de energia são harmoniosos e absorvidos pelos chacras. O oposto acontece quando há um bloqueio em um ou outro centro, com bloqueio também da passagem da energia.

Vermelho: Esta energia entra através do centro na base da espinha, também chamado gonádico.Fisicamente, o vermelho faz aumentar os batimentos cardíacos, provoca a liberação de adrenalina na corrente sangüínea e provoca sensação de calor. Seu efeito sobre a hemoglobina faz aumentar a energia física e melhorar a circulação. O poder de constrição dessa cor a torna imprópria para quem sofre de asma. Aumenta a produção de glóbulos vermelhos e ferro no sangue, indicado para anemia. Eleva a pressão arterial e ajuda o fígado. Não é recomendado usar o vermelho nos casos de: febre, taquicardia, stress e pressão alta. No espectro eletromagnético,o vermelho é a mais "quente" das cores. Dispersa o cansaço e a inércia, aumenta a confiança e iniciativa, estimula a força de vontade e a coragem. Em excesso causa irritação. É associado ao coração, à carne, à vida, à vitalidade e também às emoções (como a paixão, a coragem, luxúria e a raiva).

Laranja: O raio laranja é assimilado pelo segundo chácra, e atua nos processos tonificantes do organismo. Libera energia física e faz estimulação mental. O laranja é uma cor alegre e tem poder de dar liberdade a pensamentos e sentimentos. Também dispersa a indolência do corpo físico, permitindo-lhe a expressão de movimentos naturais e joviais.É usado para auxiliar nos tratamentos de pedras nos rins e na vesícula; também recomendado para cistos, nódulos e formações tumorais benignas. É útil para desobstruir os vasos sangüíneos e para baixar as taxas de colesterol e triglicérides.Tanto os raios vermelho quanto o laranja são poderosos e jamais devem ser utilizados indiscriminadamente. Pode ser utilizado como substituto do vermelho, quando este não puder ser empregado.Proporciona alívio da depressão, por ampliar os limites mentais, aumenta a compreensão e a tolerância. Tem efeito antiespasmódico, que faz dela uma cor eficaz no combate às dores e cãimbras musculares.As paralisias de origem emocional costumam responder bem ao raio laranja.
Amarelo: Este é o raio de luz mais facilmente percebido pelo olho humano.É absorvido através do terceiro chacra, que é o centro de maior importância para todo o sistema nervoso e controle dos processos digestivos. O amarelo é entre todas as cores, a de maior reflexibilidade, e irradia-se para fora. Representa a luz e é com freqüência tido como símbolo da iluminação. O amarelo irradia calor e, por isso, é associado ao intelecto e à inspiração mental. É um estimulante do pâncreas e dos nervos sensoriais e motores, indicado para diabetes e atrofias nervosas e musculares.Favorece a digestão, com efeito levemente laxante e melhora a flora intestinal. É uma indicada para quem sofre de reumatismo e artrite.Seu efeito terapêutico abrange a pele, favorecendo na manutenção da elasticidade e cicatrização, por isso recomendado para manchas, cravos e espinhas.

Verde: O verde é a cor da natureza, do equilíbrio,da paz e da harmonia, capaz de estabilizar tanto a mente quanto as emoções.Este é o raio absorvido pelo chacra cardíaco e controla este centro. Tem também efeito calmante sobre os nervos e é provavelmente a sua falta, em algumas das áreas construídas e das selvas de pedra projetadas pelos arquitetos modernos, que colabora para as crescentes ondas de crime e delinqüência.A presença do verde favorece a breve recuperação. É indicado para quaisquer problemas circulatórios e cardíacos; regulariza a pressão arterial.A mistura do verde com o amarelo forma o verde limão, que favorece a constituição óssea, sendo indicado para a osteoporose. Ele também atua no sentido de integrar aos hemisférios esquerdo e direito do cérebro.Os que sentem falta de carinho verificarão que com a cor verde pode despertar os pensamentos de solidariedade e simpatia. O equilíbrio - pois o raio verde é o meio de espectro e é basicamente harmonia - da vida financeira também pode ser encontrado pelo uso mais freqüente da cor verde.Os aspectos negativos relacionados com o verde são a náusea, o veneno, a inveja e o ciúme.

Azul: Azul é a cor do centro da garganta - o centro que controla o maior poder de auto expressão do homem: a fala.É um raio estabilizador, que desacelera as coisas de modo que serve para combater as doenças infecciosas que promovem elevação da temperatura. O azul é associado, histórica e simbolicamente, desde de à antiguidade, à realeza.É a cor da inspiração, da devoção, da paz e da tranqüilidade.É também uma cor eficaz no tratamento da hipertensão. Energiza a área visual, e é indicado para os asmáticos; excelente para quem sofre de estresse, tensão, insônia.O azul não deve ser usado quando se está triste ou deprimido.É a cor em que se notam os melhores efeitos terapêuticos, com ação anti-séptica, bactericida, adstringente e analgésica nos órgãos e sistemas do corpo. É indicado nos casos de taquicardia e favorece a coagulação sangüínea.Suaviza a dor em qualquer parte do corpo.

Índigo: Entra e circula em torno do chacra atrás da testa, muitas vezes chamado o terceiro olho.Este raio se relaciona com o potencial nervoso, mental e psíquico do homem, de modo que a audição e a visão estão sob a maior influência do raio índigo. A luz índigo é um potente analgésico; tem um poderoso efeito sobre os distúrbios mentais e a capacidade de limpar e purificar as correntes psíquicas do corpo.Traz o relaxamento e a calma, geralmente induzindo ao sono. O índigo é muito apreciado por sua capacidade de ajudar a recordar os sonhos.Favorece a drenagem linfática, sendo, portanto, indicado nos processos inflamatórios.Energiza a área visual e auditiva; é recomendado em quaisquer problemas dos olhos e dos ouvidos.O índigo tem alguns atributos negativos dos raios azuis: o principal é a possibilidade de causar depressão, solidão e isolamento.

Violeta: É a mais alta vibração de todos os raios de energia.Controla o chacra da cabeça e é um centro de compreensão espiritual e intuitiva. Os efeitos psicológicos causados por essa cor são o respeito por si mesmo, a dignidade e os sentimentos profundos. É uma cor relacionada com a espiritualidade, a experiência mística e à intuição.Constituído da energia vibrante do vermelho e da energia calma e tranqüila do azul, o violeta cria equilíbrio entre essas duas cores.Como estimulante imunológico, seu uso é apropriado para todos os tipos de infecções. Promove o fortalecimento do Sistema Nervoso Central; é conveniente nos casos de derrame cerebral, mal de Parkinson e outras complicações neurológicas.É recomendado também para tumores malignos (câncer).


********As cores podem ter seu efeito intensificado quando usadas puras, ou serem atenuadas, quando misturadas com o branco.

Nenhum comentário: