28 de abril de 2005

As estações e o fluir do ano

O ano é dividido em seis estações relativas ao progresso do sol indo ora em direção ao norte ora ao sul. Esta é uma particularidade da divisão do tempo, das estações no calendário védico adicionando-se duas estações às quatro clássicas estações conhecidas para os ocidentais. Estas seis estações são:


sisira.................. fim do inverno
vasanta............. primavera
grisma.............. verão
varsa................ estação chuvosa
sarada.............. outono
hemanta.......... início do inverno.

Quando à rota do sol, ela poderá ser divida em duas fases com seus respectivos efeitos sobre a natureza:

adana, ou secante; Neste período Agni predomina bem como seus atributos e as estações compreendidas são: sisira, fim do inverno, vasanta, primavera e grisma, verão.Nesta fase o sol e os ventos absorvem a umidade natural da Terra incrementando os sabores amargos, adstringentes e picantes na vegetação, todos possuem efeitos ressecadores e debilitantes.

Em sisira, fim do inverno, agni é estimulado pela secura e a pessoa torna-se capaz de digerir uma maior quantidade de alimentos mais consistentes. Se tais alimentos não forem consumidos Vata tornará irregular, agravado. Ácido, salgado, consistentes e úmidos são os alimentos preferíveis para este período.Massagem, o uso de óleos e compressas são indicados em sisira. O vestuário e roupas de cama deverão ser mais robustas. O vento bem como o frio deve ser evitado juntamente com alimentos picantes, amargos e adstringentes e refeições frias.

Durante vasanta, primavera, o kapha acumulado é liqüefeito e jatharagni é diminuído. Nesta fase, a prática controlada de emesis é sugerida e os alimentos ácidos, doce, pesados e úmidos são contra-indicados.Atividade física, o uso do óleo e a aplicação de substâncias refrescantes aos olhos são aconselháveis.

Em grisma, verão, a ingestão de alimentos doces, frios, líquidos e levemente oleosos é indicada para compensar os efeitos do sol e do tempo quente. A pessoa ainda deverá abster-se de alimentos salgados, azedos, picantes de muito quentes. O exercício físico deve ser diminuído ou retirado e a pessoa deveria dormir sob os raios da lua. Deve-se procurar desfrutar de ambientes cujo cenário seja composto por água fresca, jardins e flores. Nesta fase também é sustentado nas escrituras que o intercurso sexual é desaconselhado.

visarga, hidratante; as estações compreendidas nesta fase são: varsa, estação chuvosa, sarada, outono e hemanta, início do inverno. Neste período predomina Soma. Nesta época a lua e as chuvas aliviam a Terra de seu calor, acidez, salinidade e o sabor doce predominante, incrementando a umidade e estimulando o crescimento.

Em varsa, a estação chuvosa, o fogo digestivo é decrescido e dietas moderadas são recomendadas. Exercícios excessivos devem ser evitados durante varsa, bem como muita umidade, exposição ao sol e intercurso sexual. O consumo de mel é indicado bem como os alimentos ácidos, salgados e oleosos.

Durante sarada, outono, Pitta é agravado e portanto as substâncias doces, leves, frescas e amargas são indicadas. Terapias como limpeza intestinal e desintoxicação do sangue são recomendadas. Exposição e banhos de sol, gordura e óleos, preparações salgadas e coalhadas devem ser evitadas no outono. Banhos de lua é altamente benéfico nesta estação.

Durante hemanta, início do inverno, o vento frio seca e solidifica as substâncias. Vata no corpo ficará agravado se alimentos sólidos e consistentes não forem consumidos. Os alimentos salgados, ácidos, pesados e úmidos são preferíveis. Uma massagem, o uso do óleo e aquecimento corporal são indicados em hemanta. O vento e o frio devem ser evitados bem como alimentos predominantemente picantes, amargos e adstringentes além de frios e gelados.

Nenhum comentário: